Quais as causas da obesidade e o caminho para solução eficaz e saudável

A obesidade é uma doença crônica, de difícil tratamento, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal.

Segundo projeção da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso, e mais de 700 milhões, obesos.

No Brasil, os dados são alarmantes. Pesquisa recente do Ministério da Saúde evidenciou aumento de 60% na prevalência da obesidade nos últimos 10 anos, atingindo em 2016 quase um em cada cinco brasileiros. Mais da metade da população tem sobrepeso.

Principais causas da Obesidade

Comumente atribuída a hábitos de vida não saudáveis, como má alimentação e sedentarismo, a obesidade também ocorre devido a alterações hormonais, doenças genéticas ou distúrbios psiquiátricos. Muitas vezes essas doenças não apresentam sintomas claros, e a dificuldade em perder peso pode ser a manifestação inicial, tornando fundamental a avaliação médica.

O uso de determinadas medicações, como antidepressivos ou drogas para o tratamento do diabetes, também pode estar ligado ao ganho de peso indesejado e à dificuldade no processo de emagrecimento.

Consequências da Obesidade para a saúde

Considerada um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, a obesidade aumenta o risco do desenvolvimento de hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, dislipidemias, vários tipos de câncer, dentre inúmeras outras doenças. Além disso, está também associada à piora da qualidade de vida e da autoestima.

A importância da prevenção para Obesidade

É imprescindível o desenvolvimento de estratégias para a prevenção da obesidade, bem como para o seu tratamento, com medidas seguras e eficazes, capazes de levar à perda de peso e manutenção a longo prazo.

Mesmo uma perda de peso pequena, de 5% a 10% do peso corporal, é associada à melhora do perfil de risco cardiovascular e a uma menor incidência de diabetes.

Buscando tratamento para Obesidade

Dietas da moda, uso de fórmulas manipuladas e procedimentos estéticos prometem bons resultados no curto prazo, porém não há evidências de que garantam uma perda de peso segura e sustentada no longo prazo.

Dificuldades de adesão às mudanças dos hábitos de vida representam a principal causa de reganho de peso, por isso o acompanhamento médico, em conjunto com equipe multidisciplinar, é fundamental para um emagrecimento saudável.

Dra. Tatiana Berbara é Endocrinologista na Clínica Livon, em Joinville (SC). Conheça nossos procedimentos em Endocrinologia.

Emagreça com saúde! Conheça o Programa de Emagrecimento Intensivo Livon FIT, perca peso e reduza medidas.