Quais as principais causas de queda de cabelo e como tratar na hora certa

O primeiro passo quando se fala em calvície é identificar o estágio dela. Para os graus iniciais, ou quando os pacientes mais jovens já percebam uma diminuição de espessura dos fios, o tratamento clínico apresenta bons resultados e, muitas vezes, o problema pode ser resolvido com medicamentos, sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica.

A primeira consulta ao médico é determinante

Na primeira consulta, determina-se o grau da calvície do paciente – geralmente a classificação utilizada é a Norwood, que pode variar do grau 1 ao grau 7.

Essa medida refere-se à extensão que a calvície pode chegar. O grau 1 é o que se conhece por aprofundamento das “entradas”, enquanto o grau 7 é quando restam cabelos somente nas regiões laterais e posterior da cabeça.

A queda de cabelo é perceptível, com fios caídos espalhados pela casa? Não é bem assim que se percebe o início.

A primeira percepção que as pessoas têm é a exposição do couro cabeludo, mesmo em áreas que tenham fios, pois quando estes tornam-se mais finos, começam alguns incômodos e aquela dúvida: será que estou ficando calvo?

Este seria o momento inicial, quando é muito importante procurar um médico especializado em tais tratamentos. É o especialista que irá identificar previamente o grau correto da calvície e iniciar as ações de imediato, para que se evite que o paciente perca ainda mais fios.

Identificando a causa e tratando a calvície

Outra situação em que o tratamento clínico apresenta grande eficácia é em casos de doenças autoimunes, como líquen plano, alopecia areata e lúpus eritematoso sistêmico.

São doenças que, em sua fase mais aguda, apresentam uma queda capilar muito perceptível e, em algumas situações, vermelhidão e descamação.

Quando tratadas precocemente, no entanto, tendem a se estabilizarem, evitando maiores danos ou perdas.

A calvície é uma condição que afeta muitas pessoas, principalmente na autoestima. Por isso, ela deve ser levada a sério e ao notar seus primeiros sinais.

Como iniciar um tratamento eficaz e seguro para queda de cabelos?

Entenda quais são os primeiros passos ao buscar um tratamento para solucionar a queda de cabelo em homens e mulheres:

  • + -

    Comentários