Como a meditação pode ajudar a melhorar a sua qualidade de vida

meditação em joinville A rotina das pessoas está cada vez mais estressante devido a uma série de fatores, como pressão no trabalho, sobrecarga no ambiente acadêmico e alto fluxo no trânsito. Tudo isso contribui para o aumento da tensão e do estresse do dia a dia, estados que prejudicam a saúde a longo prazo, ocasionando uma série de incômodos e doenças. Neste post iremos abordar uma possível solução para o estresse: a meditação.

  • O que é a meditação e como ela age em seu corpo?
  • Quais os benefícios da prática da meditação?
  • O que se aprende com a meditação?
  • Algumas técnicas de meditação.

Mas afinal, no que consiste a meditação?

Meditação é uma técnica específica para descansar a mente e atingir um estado de consciência totalmente diferente do seu estado normal do dia a dia. A prática da meditação permite maior atenção, presença e concentração ao momento presente. É uma técnica simples e desenvolve no praticante a capacidade de prestar atenção em si mesmo, na respiração e nos pensamentos, de modo a organizá-los. A meditação é terapêutica, por sua vez, ajuda a aliviar a tensão muscular, o sistema nervoso e os sintomas do stress. É uma prática científica que permite o autoconhecimento em vários níveis.

Quais os benefícios da meditação?

A prática da meditação tem como efeito os seguintes benefícios:

  • Redução do estresse e da ansiedade
  • Diminuição da pressão arterial
  • Redução do ritmo respiratório
  • Clareza mental
  • Aumento da concentração
  • Aumento do sentimento de união e integração com o meio ambiente
  • Autoconhecimento para autogestão
  • Aumento da imunidade
  • Estabilização das emoções

O que se aprende com a meditação?

  • Como relaxar o corpo
  • Como sentar confortavelmente em uma posição estável
  • Como tornar o processo respiratório sereno
  • Como se tornar observador da própria mente

Conheça algumas técnicas de meditação mais conhecidas

Meditação Concentrada:

Técnica que consiste em manter a atenção em um único ponto como uma imagem, a chama de uma vela ou o ponto entre as sobrancelhas (ajna chakcra). É recomendada para auxiliar a desenvolver concentração e foco.

Meditação Plena Atenção:

Técnica que consiste em manter- se atento aos pensamentos, apenas observando as modificações da mente sem interferir, interpretar ou tentar modificar. É recomendada para desenvolver a consciência plena, diminuir a agitação da mente e controle do estresse.

Meditação Reflexiva:

Técnica que consiste em meditar sobre um tema específico escolhido pelo praticante para que se tenha mais clareza e consciência. É recomendada para auxiliar na resolução de questões específicas e desenvolve o autoconhecimento.

Meditação Criativa:

Técnica que consiste em utilizar o recurso da visualização e imaginação. É recomendada para despertar a criatividade, novas ideias, criar soluções e para ajudar no controle do estresse.

Concluindo… A meditação pode ser muito útil para sua vida e ainda ajudar na prevenção de doenças, como a hipertensão, por isso vale a pena experimentar essa prática. A Clínica Livon, de Joinville (SC), possui um programa de meditação orientado por Rachel Vargas, terapeuta holística e instrutora de Hatha Yoga. Conheça o programa clicando aqui